A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

29 de agosto, segunda-feira, 18:30, Cineclube da Irmandade: sessão "Kirikou e os animais selvagens", de Michel Ocelot















"A história de Kirikou continua. No primeiro filme (KIRIKOU E A FEITICEIRA), não havia tempo para contar tudo o que Kirikou havia conseguido fazer. Por ele ter vivido muitas coisas legais, o que seria errado esquecer. Ouça, então, enquanto eu conto a você mais histórias sobre Kirikou..."

E enquanto o avô de Kirikou começa a contar como o esperto menininho aprendeu a ser jardineiro, detetive, artesão, comerciante, viajante e doutor... enquanto continua sendo sempre o menor e o mais bravo dos heróis.

Maiores informações com Renata Lira, pelo fone: 91- 82901759

O cineclube é uma parceria da Irmandade dos Rosário com o Conselho de Associações das organizações dos moradores das comunidades Sta. Helena, Jardim Botânico, Samambaia, São José, Geraldo Palmeira, Nova Independência, Maria Pantoja, Nair Cabral e Fernando Correia. Conta com o apoio e parceria da rede [aparelho]-: que colabora com empréstimo de equipamentos de projeção, do Cineclube Nangetu/ Projeto Azuelar que fornece os filmes de seu acervo, da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE e Conselho Nacional de Cineclubes que, além do apoio institucional, contribuem com o debate ao final da sessão.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Árvore ameaça cair e mobiliza comunidade.

Uma árvore que ameaçou cair em cima da casa de um vizinho mobilizou a comunidade. Depois de uma ventania a árvore caiu e ficou apoiada em uma palmeira, ameaçando continuar a queda em cima da casa do vizinho. Foi preciso a comunidade se reunir e puxar a árvore para local de queda segura, pois a emergência dos Bombeiros foi acionada mas não atendeu ao chamado de emergência, foi então que a comunidade chamou a imprensa para denunciar o fato.

ver matéria aqui


Árvores ameçam cair sobre residências na área do Distrito Industrial Amazônia Jornal - Edição de 16/08/2011 Duas árvores estão prestes a cair no bairro do Distrito Industrial, em Ananindeua. As árvores estão apoiadas em outras árvores; uma desde o ano passado, enquanto que a outra inclinou após a chuva e a ventania da tarde de domingo. Moradores estão apreensivos porque em janeiro de 2010 uma criança morreu e outra ficou ferida com a queda de árvore. O fim da alameda Alcebíades, na rua Dona Ana, com acesso pelo quilômetro 9 da rodovia BR 316, tem uma extensa área de floresta. Parte foi desmatada por invasores, há cerca de quatro anos. Quando chove forte, uma ou outra árvore desaba. No domingo, quando Belém e Região Metropolitana foram atingidas por chuvas e ventos fortes, uma árvore ficou inclinada sobre outra e, ameaça desabar sobre a casa do morador Francisco Carlos da Silva. Por isso, com ajuda de vizinhos, ele gastou boa parte da manhã de ontem amarrando a árvores. A ideia é sustetar o tronco e os galhos para não caírem. Outra árvore torta há mais de um ano ainda causa apreensão nos moradores. Ela não foi retirada porque acabaria caindo sobre fios elétricos e sobre o muro vizinho. "Já chamamos o Corpo de Bombeiros várias vezes, mas nunca vieram fazer nada aqui. Só vieram quando ocorreu o acidente", conta Arthur Leandro, morador da área. O acidente que ele se refere ocorreu em 25 de janeiro do ano passado, quando uma árvore caiu, matando uma criança de sete anos e ferindo a perna de outra, então com nove anos. Quando podem, os moradores dão conta de remover as árovores com maior risco de queda. Ainda este ano, duas árvores foram cortadas com segurança, pois não estavam próximas às casas ou fios elétricos. Eles não têm como retirar as duas árvores que estão encostadas uma sobre a outra. "E o interessante é que o Corpo de Bombeiros também diz não ter o equipamento necessário para isso e já nem sabemos o que fazer", conclui Arthur. Ontem de manhã ninguém no Corpo de Bombeiros atendeu aos telefonemas da redação para comentar o assunto.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

"Kiriku e a feiticeira" no cineclube da Irmandade.

Mais uma vez as crianças da comunidade lotaram a sessão do Cineclube, desta vez para assitir "Kiriku e a feiticeira", de Michel Ocelot. Vieram com as cadeiras e banquinhos de suas casas e se instalaram ao ar livre na alameda Alcebíades.

E as aventuras do pequeno Kiriku provocaram debates sobre os mais diversos temas, que foram desde a relação da coragem de cada um com seu tamanho físico, até afeto e relacionamento em grupo, e tudo conduzido pela hábil conversa de Da Renata Lira, que por sua convivência com as crianças pode conduzir as perguntas fazendo relação do enredo do filme com as brincadeiras e aventuras da própria platéia.
O cineclube é uma parceria da Irmandade dos Rosário com o Conselho de Associações das organizações dos moradores das comunidades Sta. Helena, Jardim Botânico, Samambaia, São José, Geraldo Palmeira, Nova Independência, Maria Pantoja, Nair Cabral e Fernando Correia. Conta com o apoio e parceria da rede [aparelho]-: que colabora com empréstimo de equipamentos de projeção, do Cineclube Nangetu/ Projeto Azuelar que fornece os filmes de seu acervo, da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE e Conselho Nacional de Cineclubes que, além do apoio institucional, contribuem com o debate ao final da sessão

sábado, 6 de agosto de 2011

15 de agosto, Sessão do Cineclube da Irmandade apresenta "Kiriku e a feiticeira", de Michel Ocelot.


15 de agosto, segunda-feira, 18:30.
Kiriku e a Feiticeira (Kirikou et la Sorcière)
de Michel Ocelot. 1998. França. 71 min



Sinopse: Na África Ocidental, nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d'água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Para isso, Kiriku enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar.


Maiores informações com Renata Lira, pelo fone: 91- 82901759

O cineclube é uma parceria da Irmandade dos Rosário com o Conselho de Associações das organizações dos moradores das comunidades Sta. Helena, Jardim Botânico, Samambaia, São José, Geraldo Palmeira, Nova Independência, Maria Pantoja, Nair Cabral e Fernando Correia. Conta com o apoio e parceria da rede [aparelho]-: que colabora com empréstimo de equipamentos de projeção, do Cineclube Nangetu/ Projeto Azuelar que fornece os filmes de seu acervo, da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE e Conselho Nacional de Cineclubes que, além do apoio institucional, contribuem com o debate ao final da sessão.