A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

"Narradores de Javé" parece com Belo Monte, né!?

A montagem do cineclube é colaborativa e envolve toda a comunidade.
A comunidade chegou cedo para montar a tela de projeção e arrumar tudo para esperar o filme.  Sessão que lotou a varanda do bar do sr. Márcio e teve até pessoas assistindo do meio da rua.
E foi a similaridade do que viveu o povo de Javé no enredo do filme de Eliane Caffé com a situação que hoje vivem dos paraenses de Altamira e do alto Xingu o assunto que tomou conta das conversas sobre o filme "Os narradores de Javé".
As falas sobre o filme foram aos poucos revelenado a percepção sobre o comportamento desrespeitoso com a história e os valores dos mais pobres, assim como com a hostória e com os valores dos povos e das comunidades tradicionais, por parte daqueles que defendem a imagem do progresso como a realização de grandes obras de engenharia para o fornecimento de energia elétrica para a instalação de industrias.
O triste foi constatar que os desrespeitosos estão sempre entre os governantes.
A sessão do cineclube proporcionou uma outra reflexão sobre o progresso, e as narrativas que surgiram dessas conversas caminharam para a construção de uma outra noção de progresso que considere o humano e a vivência no lugar...
Talvez apenas divagações para fazer sonhar um futuro qualquer que venha depois de embalar em punhos de redes o sono nesta noite que chegou com o cheiro de terra molhada...


A comparação foi com Belo Monte...


O cineclube é uma parceria da Irmandade dos Rosário com o Conselho de Associações das organizações dos moradores das comunidades Sta. Helena, Jardim Botânico, Samambaia, São José, Geraldo Palmeira, Nova Independência, Maria Pantoja, Nair Cabral e Fernando Correia. Conta com o apoio e parceria do PET Conexão de Saberes/ PROEX -UFPA; da rede [aparelho]-: que colabora com empréstimo de equipamentos de projeção, do Cineclube Nangetu/ Projeto Azuelar que fornece os filmes de seu acervo, da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE e Conselho Nacional de Cineclubes que, além do apoio institucional, contribuem com o debate ao final da sessão. 

terça-feira, 1 de maio de 2012

Mutirão para a construção da casa da Mariana e do Maicon.



Parentes e amigos se reuniram neste domingo dia 29 de abril paramais uma etapa da construção da casa da mariana e do maicon. Assentaram o piso e as portas e a casa já está quase pronta para ser habitada.

Educação ambiental - aprendendo a fazer mudas de açai.

Renata Lira passou a semana ensinasndo as crianças a preparar mudas de açai em reciclagem de embalagens industriais.
As fotos registram as mudas feitas por Rafael e MNaria Luiza Lira.


Tá na época de colher cacau.

Uma festa para quem gosta de alimentação saudável, os cacaueiros plantados pela Odiléa do Rosário Lira já estão dando frutos. São cacaus roxos que estão fazendo a alegria da criançada.