A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Asas à imaginação em um mundo de fantasias.

E de repente o cinema! Luiz Arnaldo Campos utilizou a área da Irmandade dos Rosário como locação para sua nova produção cinematográfica, o curta metragem "Pássaros andarilhos e bois voadores", e o que poderia ser apenas a passagem de uma equipe de cinema pela comunidade do Jardim Botianico, em Ananindeua/PA, foi mesmo uma experiência única para a Irmandade e seus vizinhos. Foram os membros da comunidade que fizeram a figuração da platéia de uma apresentação do "Cordão do Pássaro Quero-Quero" dentro do enredo do filme, e para isso tiveram que adentrar ao mundo mágico do Cinema. Dona Vicência Ludovico da Costa, 74 anos, disse que participou até o final porque queria saber como era fazer um filme, disse que ficou atenta à tudo o que aconteceia, "e foi por isso que eu fui até o fim. Eu vesti a roupa acanhada, e eu dancei! Bati palma, dancei e gostei muito e agora eu sou atriz de cinema". Renata Lira disse que participou de tudo desde o iníico, diz que o resultado foi encontrar o que ela quer fazer profissionalmente, diz que vai investir em carreira no audiovisual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário