A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Um pólo de difusão, formação e produção de cinema na periferia de Ananindeua

E de filme em filme o Cineclube da Irmandade vai se firmando como pólo de difusão, formação e produção de cinema na periferia de Ananindeua. Sérgio Ricardo (o Cacau) e Renata Lira foram os responsáveis pela sessão que reuniu cerca de 50 pessoas na alameda Alcebíades, em Ananindeua, para assistir a continuação das aventuras do pequeno Kiriku - 40 delas são crianças das comunidades parcerias no projeto SEMEAR - a semente de hoje é o futuro do amanhã.
As sessões são ao ar livre, cada um traz sua cadeira de casa e se instala confortavelmente para assistir e comentar os filmes. A proposta é de assistir filmes coletivamente, e filmes diferenciados - aqueles que dificilmente estarão na programação dos canais de TV aberta e que trazem questões importantes para o debate e a formação cultural e cidadã da população.
Desta vez foi para a exibição do filme "Kiriku e os animais selvagens", complemnento da estória do filme "Kiriku e a feiticeira", filmes que geraram um importante debate sobre as culturas africanas e suas relações com as culturas afro-brasileiras.

O cineclube é uma parceria da Irmandade dos Rosário com o Conselho de Associações das organizações dos moradores das comunidades Sta. Helena, Jardim Botânico, Samambaia, São José, Geraldo Palmeira, Nova Independência, Maria Pantoja, Nair Cabral e Fernando Correia. Conta com o apoio e parceria da rede [aparelho]-: que colabora com empréstimo de equipamentos de projeção, do Cineclube Nangetu/ Projeto Azuelar que fornece os filmes de seu acervo, da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE e Conselho Nacional de Cineclubes que, além do apoio institucional, contribuem com o debate ao final da sessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário