A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Óleo de andiroba - segunda etapa do processo.

Chegado o dia de preparar a massa para o 'escorrer da andiroba'. Xandu reuniu membros da irmandade dos Rosário para ensinar os procedimentos para obter o óleo.
As amêndoas foram quebradas e do seu interior se reitirou a matéria que, depois de amassada, foi colocada em uma calha feita de lata de manteiga para esperar o óleo de andiroba escorrer.
Antes de completar uma semana de espera do escorrer do óleo, a Irmandade já registrou quase 300 ml de óleo produzido.
Esses processos de aprendizagem em que é necessário acompanhar e ajudar o trabalho da Mestra do Conhecimento para poder aprender fazendo junto é parte do projeto “A magia de Jinsaba – sem folhas não tem ritual”, desenvolvido pela Irmandade dos Rosário em parceira com o Instituto Nangetu, onde a preservação do meio ambiente está intimamente ligado à preservação dos conhecimentos tradicionais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário