A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

"Kiriku e a feiticeira" no cineclube da Irmandade.

Mais uma vez as crianças da comunidade lotaram a sessão do Cineclube, desta vez para assitir "Kiriku e a feiticeira", de Michel Ocelot. Vieram com as cadeiras e banquinhos de suas casas e se instalaram ao ar livre na alameda Alcebíades.

E as aventuras do pequeno Kiriku provocaram debates sobre os mais diversos temas, que foram desde a relação da coragem de cada um com seu tamanho físico, até afeto e relacionamento em grupo, e tudo conduzido pela hábil conversa de Da Renata Lira, que por sua convivência com as crianças pode conduzir as perguntas fazendo relação do enredo do filme com as brincadeiras e aventuras da própria platéia.
O cineclube é uma parceria da Irmandade dos Rosário com o Conselho de Associações das organizações dos moradores das comunidades Sta. Helena, Jardim Botânico, Samambaia, São José, Geraldo Palmeira, Nova Independência, Maria Pantoja, Nair Cabral e Fernando Correia. Conta com o apoio e parceria da rede [aparelho]-: que colabora com empréstimo de equipamentos de projeção, do Cineclube Nangetu/ Projeto Azuelar que fornece os filmes de seu acervo, da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE e Conselho Nacional de Cineclubes que, além do apoio institucional, contribuem com o debate ao final da sessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário