A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O cineclube da Irmandade apoia e assina a petição do CNC.

O cineclube da Irmandade funciona na BR 316 km 12,  Rua Dona Ana, Alameda Alcebíades, 950 - Ananindeua/PA, e é uma parceria da Irmandade dos Rosário com o Conselho de Associações das organizações dos moradores das comunidades Sta. Helena, Jardim Botânico, Samambaia, São José, Geraldo Palmeira, Nova Independência, Maria Pantoja, Nair Cabral e Fernando Correia. Conta com o apoio e parceria da rede [aparelho]-: que colabora com empréstimo de equipamentos de projeção, do Cineclube Nangetu/ Projeto Azuelar que fornece os filmes de seu acervo, da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE e Conselho Nacional de Cineclubes que, além do apoio institucional, contribuem com o debate ao final da sessão.  


Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros - CNC, através de sua diretoria, reafirma a importância estratégica da Ação Cine Mais Cultura para a ampliação e democratização do acesso à conteúdos audiovisuais e por consequencia a garantia de participação na produção cultural, direito universal, que se soma à Luta Pelos Direitos do Público, bandeira histórica maior do movimento cineclubista brasileiro em sua trajetória de 50 anos.
Reitera que o Cine Mais Cultura, ao viabilizar equipamento, conteúdo e formação,  se firmou como a ação que capilarizou o acesso, a fruição e o compartilhamento da experiência audiovisual, ampliando a prática cineclubista para um conjunto ainda maior da população, essencialmente aos já penalizados pelas exclusões sociais, políticas e econômicas que ainda campeam no país. 
Considerando:
  • ·        os custos reduzidos frente à outras iniciativas do MinC,
  • ·        o cumprimento, dentro das possibilidades, do cronograma e planejamento elaborado na gestão anterior,
  • ·        a participação positiva do CNC e os resultados, quer no contexto do grupo de assessoria pedagógica, quer na realização das atividades previstas no convênio assinado entre as partes (podendo ser mensurado nos relatórios de prestação de contas).
O CNC  vem cobrar a inclusão do programa entre as prioridades do Ministério da Cultura para o ano de 2012, solicitando assim um cronograma de ações e  a sinalização da garantia da manutenção da ação.
Conforme acertado em reunião realizada em 24 de junho de 2011, durante a 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Santa Catarina, (relatada no ofício 017/2011) o CNC ainda aguarda o agendamento do encontro entre a Secretaria do Audiovisual, a Sociedade Amigos da Cinemateca e o CNC para avaliação e continuidade da parceria e do convênio. 
Da mesma forma somamos aos pedidos de implantação de uma plataforma digital unificada que contemple a possibilidade de lançamento de dados e conferência dos indicadores dos resultados relacionados à ação, em especial, os relacionados à contabilização do público, com a possibilidade da utilização da plataforma do Pontão Cineclubista para o oferecimento de cursos à distância on line, conforme havia sido proposto pelo Grupo de Trabalho Pedagógico da Ação Cine Mais Cultura.
Assim, conforme manifestação da Exma. Ministra da Cultura Ana de Hollanda, o CNC reivindica a efetivação dos compromissos assumidos publicamente em nome da manutenção do Cine Mais Cultura e solicita a realização urgente de uma reunião de avaliação, reflexão e planejamento da retomada das atividades com a participação de representantes da SAv, da SAC e do CNC tendo como base de análise os relatórios apresentados pela Unidade Técnica responsável pela coordenação da implantação do Programa.
Renovamos os nossos votos de estima e consideração,
Apresentando nossas cordiais
Saudações Cineclubistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário