A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Kiriku e a feiticeira no cineclube infantil da Irmandade dos Rosário





A sessão foi no domingo, dia 9 de janeiro, e contou com a presença do Prof. Genylton Rocha, que contribuiu com incentivos de reflexões importantes durante a roda de conversa com as crianças. Alzira do Rosário também aguçou a memória das crianças para algumas passagens do filme, valorizando aspectos do caráter do pequeno Kiriku....
A sessãon estava lotada, com mais de 20 pessoas, entre adultos e crianças, atentos a cada momento do filme.

Kirikú e a feiticeira (França/Bélgica, 1998 - 70 min.), de Michel Ocelot.
Sinopse: Uma história sobre uma comunidade subjugada por uma terrível feiticeira. Kirikú, um menino que nasceu para lutar e combater o mal, enfrenta o poder de Karabá, a feiticeira maldosa e seus guardiães. Kirikú aprende em sua luta que a origem de tanta maldade é o sofrimento e só a verdade, o amor, a generosidade e a tolerância, aliados à inteligência, são capazes de vencer a dor e as diferenças. Kiriku e a feiticeira celebra, antes de tudo, a luta pela liberdade, e a coragem, a curiosidade e a astúcia. Um desenho animado que fala a língua das crianças sem subestimar a inteligência dos adultos.
O Cineclube da Irmandade dos Rosário conta com a parceria do Cineclube Nangetu, da rede [aparelho]-: e, especialmente para esta sessão, do Cineclube ti Bamburucema e a valorosa colaboração de Rodrigo Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário