A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cineclube debate o envelhecimento saudável.

A sessão aconteceu na varanda do Bar do Sr. Márcio, por causa da ameaça de chuva, e foi temática e abordou diversas visões diferentes sobre o envelhecimento saudável. Dona Vicenza, que é a mais idosa moradora da comunidade, foi convidada a comentar os filmes, e ela disse que é muito importante repassar os conhecimentos sobre a extração do óleo de andiroba e que o filme Xandu deveria ser mais divulgado.





Sobre o filme Pássaros andarilhos e bois voadores, Dona Vicenza disse que ficou muito emocionada de se ver na tela do cinema,e sugeriu que a comunidade montasse uma briuncadeira de Boi para as festas juninas que se aproximam. Ela contou que quando criança, no Ceará, ela dançava num "Boi de corda" e que ainda sabe algumas toadas, e que pode ensinar as crianças a cartar.
Dona Vicenza comentou os filmes da sessão com a criançada.

Mas ela falou também do Dona Carmela e do Tampinha, e disse que é muito bom ver estórias onde crianças convivem respeitosdamente com seus avós... Para ela essa é a lição que a sessão pode deixar para a comunidade.



O cineclube é uma parceria da Irmandade dos Rosário com o Conselho de Associações das organizações dos moradores das comunidades Sta. Helena, Jardim Botânico, Samambaia, São José, Geraldo Palmeira, Nova Independência, Maria Pantoja, Nair Cabral e Fernando Correia. Conta com o apoio e parceria da rede [aparelho]-: que colabora com empréstimo de equipamentos de projeção, do Cineclube Nangetu/ Projeto Azuelar que fornece os filmes de seu acervo, da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE e Conselho Nacional de Cineclubes que, além do apoio institucional, contribuem com o debate ao final da sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário