A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

sábado, 7 de abril de 2012

Pássaros andarilhos e bois voadores na sessão de cineclube;

Parte do filme teve a área da Irmandade dos Rosário como locação e os membros das comunidades vizinhas atuaram como figurantes para as cenas que rodaram por lá, e talvez por esse motivo tenha sido tão esperada a sessão do cineclube com o filme "Pássaros andarilhos e bois voadores", de Luiz Arnaldo Campos.

O enredo de encontros e desencontros amorosos que acompanha a trama do filme e as manifestações de boi e pássaros - identidade das manifestações populares do mês de junho no Pará, deram início ao debate, mas foi mesmo a participação das comunidades nas filmagens o que mais se debateu ao final da sessão.
A sessão aconteceu na sexta-feria, 23 de março e foi na varanda do bar do sr. Márcio Lira, pois chovia muito e não foi possível fazer a sesão na alameda Alcebíades.


O cineclube é uma parceria da Irmandade dos Rosário com o Conselho de Associações das organizações dos moradores das comunidades Sta. Helena, Jardim Botânico, Samambaia, São José, Geraldo Palmeira, Nova Independência, Maria Pantoja, Nair Cabral e Fernando Correia. Conta com o apoio e parceria da rede [aparelho]-: que colabora com empréstimo de equipamentos de projeção, do Cineclube Nangetu/ Projeto Azuelar que fornece os filmes de seu acervo, da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE e Conselho Nacional de Cineclubes que, além do apoio institucional, contribuem com o debate ao final da sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário