A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

domingo, 8 de abril de 2012

Magia de Jinsaba - mutirão de reflorestamento em abril.

Mais uma vez Maria José Aviz do Rosário reuniu as crianças e os jovens da Irmandade dos Rosário em ação de educação ambiental. Foi neste domingo, 1 de abril - um mutirão de plantio de mudas de árvores nativas na mata que protege a nascente de água do sítio.
A preservação da nascente é uma preopação da Irmandade dos Rosário.
Foram plantadas mudas de cajuí (ou caju-açu), castanheira, andiroba, uxi, pupunha, açai e outras espécies frutíferas que foram levadas para as clareiras abertas pelas recente queda de árvores adultas.
O mutirão teve a participação de Bruna Suelen e Fernando do Pádua, que desenvolvem um projeto ambiental parecido na ilha de Colares, e eles levaram mudas de jambeiros na promessa de trazerem de lá outras mudas de árvores de uxi, piquiá e abil.
Neste mutirão, os jovens ainda iniciaram a coleta dos dejetos que estão poluindo o rio Uriboca, e apontaram para a necessiade de uma ação efetiva de limpeza do rio.
O projeto “A magia de Jinsaba – sem folhas não tem ritual”, é desenvolvido pela Irmandade dos Rosário em parceira com o Instituto Nangetu, relacionando a preservação do meio ambiente à preservação dos conhecimentos tradicionais.
Fernando levou mudas de jambeiro para a ilha de Colares.
Fotos de Analidia do Roário

Nenhum comentário:

Postar um comentário