A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cineclube da Irmandade dos Rosário faz sessões infantis durante as férias.



Aproveitando o período de férias escolares, a Irmandade dos Rosário se programou para fazer sessões cineclubistas infantis, levando cultura e educação para as crianças da comunidade.
As sessões ocorrem nos dias de reuniãos dos diversos núcleos da Irmandade, e além de conversas depois de cada filme, também são propostas atividades posteiores com caráter educativo.
As sessões tem o apoio e a parceria do Cineclube Nangetu e da rede [aparelho]-: e já ocorreram em duas ocasiões, no dia 23 de dezembro e no dia 02 de janeiro de 2011.



























Este foi o relato feito por Maria José Aviz do Rosário sobre a primeira sessão.

A Irmandade dos Rosários e o Instituto Nangetu e a rede [aparelho]-: reunidos em atividades cineclubistas conjuntas, apresentaram no dia 23 de dezembro de 2010, às 18:30h, uma sessão de cine clube infantil, “Animação para primeira infância”, filmes da “Programadora Brasil”.
A responsabilidade de montagem do espaço para o cinema coube a Irmandade dos Rosário, na figura de Renata Cristina e Rodolfo Augusto e Arthur Leandro nno comando dos equipamentos e demais trabalhos para a exibição dos vídeos
A platéia composta de 05 crianças, João do Rosário, Bernardo Luz de Oliveira, Maria Luiza Lira Araújo, Rafael Lira Araújo e João Ricardo Silveira do Rosário Gomese mais 10 adultos, Maria José Aviz do Rosário, Analia Aviz do Rosário, Joice Miziara do Rosário Luz, Renata Cristina do Rosário Lira, Rodolfo do Rosário Luz, Roberta Luciana Aviz do Rosário, Marcos Marçal Cardoso leão, Marilena Silveira, Sérgio Ricardo do Rosário Gomes e Raimundo Drago Júnior.
Foram apresentados ao todos 05 vídeos e, ao término o público aplaudiu, solicitando outras sessões, bem como foi discutido a importância do vídeo e as diversas mensagens subjacentes a eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário