A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Terreiro para celebrar "São João" menino.



Mais um ano que a Irmandade dos Rosário monta seu arraiá para os festejos de São João. Teve a "Quadrilha da Vó Maxica", os quitutes da "Tia Ziroca" e da Dona Jandira, brincadeiras e a tradicional fogueira pro santo.
A novidade deste ano foi o "Boi Foguinho", um boi do tamanho exato para a brincadeira das crianças. Quem construiu on Boi foi o Mestre Teotônio de Ourém-PA, amigo para quem a "Tia Ziroca" encomendou o Boi, que foi decorado pelo Ivan Guimarães e pela Loló (Roberta do Rosário) para a alegria da criançada.
Tia Alzira sempre quis fazer uma brincadeira de Boi com os mais jovens, e netse ano já se pode ver uma primeira experimentação com o Bumbá nos folguedos de São João.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário