A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Quilombo, de Cacá Diegues, revela a luta contra a escravidão no Brasil do séc. XVII.

Foi uma sessão para começar os debates de preparação para a celebração do 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra. Começou com uma mensagem gravada por Mametu Nangetu, parceira do projeto, falando que a Igualdade Racial ainda não é uma realidade no Brasil, e que para atingirmos a situação desejada por todos ainda é necessário o estado de alerta  para manter a resistência e a luta pela igualdadde de direitos, inclusive o direito de consciência religiosa.
O primeiro filme foi uma animação, o "Xiré" (2006), de José Gondim e Alex Souza, 1 minuto contando a reunião de orixás para definir a nova morada das entidades do panteão africano e desmistificando a religiosidade afro-brasileria para as crianças da comunidade. Em seguida uma animação paraense, "O menino urubu" (15 min, 2005), de Fernando Alves, conta a história de um bebê abandonado em um depósito de lixo e que é adotado por um casal de urubus; o filme despertou assuntos como inclusão e aceitação social e a superação de dificuldades para alcançar seus objetivos.
Com o "Vista a minha pele"(15 min, 2004), de Joel Zito de Araújo e Dandara, a platéia se empolgou e passou a relatar casos de discriminação e racismo no ambiente escolar, provocando a reflexão sobre a necessidade de perceber o racismo e procurar meios de enfrentá-lo.
E finalmente pode-se discutir a resistência negra ao trabalho escravo no século XVII com a grande atração da noite, o filme "Quilombo"(119 min, 1984), de Cacá Diegues, e com ele discutir também a história brasileira no período colonial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário