A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cinema paraense - 21 de outubro Paulo Miranda leva o "Ajuê São Benedito" ao Cineclube da Irmandade.

É na sexta, dia 21 de outubro 19h, no Cineclube da Irmandade - Br 316 Km 12, Rua Dona Ana Portela, Alameda Alcebíades, n. 950.
Maiores informações com Renata Lira - 91-82901759.



Nesta sexta-feira o Cineclube da Irmandade recebe o cineasta Paulo Miranda que vai participar da sessão especial com o longa metragem "Ajuê São Benedito". O filme AJUÊ é fruto do projeto FILMA PARÁ, desenvolvido pela Lux Amazônia e que consiste em motivar e capacitar comunidades do interior para realização de filmes - documentais ou de ficção - sobre as suas realidades, utilizando-se de recursos humanos e infra-estrutura disponível nas próprias localidades. É uma ação cultural de promoção humana e de cidadania. O projeto mobiliza em cada edição centenas de pessoas de diversas faixas etárias e condição social, através de oficinas, atividades de produção, distribuição e exibições da obra realizada comunitariamente. Durante as oficinas de capacitação do elenco, várias possibilidades foram levantadas para serem temas do filme AJUÊ e acabaram por indicar um roteiro que juntou os aspectos religiosos e a história de Gurupá, município que no período áureo da borracha foi importante centro produtor, enviando periodicamente para a capital do estado muitas toneladas do “ouro branco”, para fazer a riqueza de vários senhores em Belém, mas que condenou ao sofrimento, e até a morte, milhares de caboclos nativos e migrantes vindos de outras regiões, principalmente do nordeste, que por aqui chegavam no intuito de encontrar melhores condições de vida, mas acabavam sendo escravizados. O elenco do Ajuê é composto por 28 atores, todos selecionados entre os habitantes de Gurupá. São professores, estudantes, donas de casa, pescadores, seringueiros e agricultores. Sujeitos simples e concretos da Amazônia que se dispuseram a dar vida aos personagens do filme e assim ajudar a contar as suas próprias histórias e de seus antepassados recentes.


Ajuê São Benedito
Longa/ficção/76min/Gurupá/2004






Sinopse
A fé em São Benedito, o espírito comunitário e o amor entre dois jovens são os ingredientes dessa estória que narra a luta de um grupo de seringueiros para se libertar do trabalho escravo em um seringal da Amazônia.
Com um elenco inteiramente composto por atores selecionados nas próprias locações – realizadas em Gurupá/PA, o filme AJUÊ procura lançar uma luz sobre o que foi o período da borracha, onde a exploração a que os seringueiros foram submetidos era tamanha que, nas palavras do maior jornalista brasileiro da época, Euclides da Cunha, constituía “ a organização do trabalho mais criminosa que podia ser imaginada pelo egoísmo mais revoltante,
Ajuê é expressão cantada pelos Foliões de São Benedito que invoca a herança afro-indígena, bendizendo e agradecendo a proteção do Santo Negro, querido pelo povo de Gurupá. Seria, mais ou menos, como dizer: Viva, meu São Benedito


Ficha técnica:
Roteiro e direção: Paulo Miranda/ Direção de fotografia: Sandro Miranda/ Direção de Arte: Santana Almeida/ Direção de Produção: Cristóvão Alho/ Produção Executiva: Rutinéa Miranda / Produção: Lux Amazônia  Produções Cinematográficas/ Co-produção: Secretaria Municipal de Educação de Gurupá / Patrocínio: Prefeitura Municipal de Gurupá


O cineclube é uma parceria da Irmandade dos Rosário com o Conselho de Associações das organizações dos moradores das comunidades Sta. Helena, Jardim Botânico, Samambaia, São José, Geraldo Palmeira, Nova Independência, Maria Pantoja, Nair Cabral e Fernando Correia. Conta com o apoio e parceria da rede [aparelho]-: que colabora com empréstimo de equipamentos de projeção, do Cineclube Nangetu/ Projeto Azuelar que fornece os filmes de seu acervo, da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE e Conselho Nacional de Cineclubes que, além do apoio institucional, contribuem com o debate ao final da sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário