A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O cinema está na rua!

"O cinema está na riua!", era a chamada de divulgação que o Cacau fazia para a comunidade do Jardim Botânico, em Ananindeua. Era uma rádio comunitária imporvisada com um microfone e uma caixa de som que ao mesmo tempo que chamava a vizinhança para a sessão do cineclube, também informava as ações do Conselho das Associações de Moradores das nove comunidades da área. Pouco a pouco nas pessoas iam chegando, com suas cadeiras debaixo do braço ou improvisando 'poltronas' em montes de aterro ou em tábuas apoiadas em tijolos. Assim foi o clima da sessão especial do dia 7 de outubro de 2011. Foi uma sessão pensada como preparação das atividades das Associações de moradores para o dia das crianças, na próxima quarta-feria, e também uma mostra de curtas paraenses que trazem em seus enredos as manifestações das culturas populares em nosso estado - estes foram incluídos pela proximidade da celebração do Círio de Nazaré, período em que toda a populasção se volta para a valorização da cultura local. foram exibidos cinco curtas e médias metragens: 1. O moleque, direção de Ari Candido Fernandes , 2004 (13 min) 2. Tratado de Liligrafia, direção de Frederico Pinto , 2008 (14 min e 18s) 3. Quero ser anjo, direção de Marta Nassar, 2001 (13 min) 4. Açai com jabá - um filme que bate na fraquesa, direção de Marcos Daibes, Walerianos Duarte e Alan Rodrigues, 2000 (13 min); e 5. Chama Verequete, de Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira, 2002 (18 min) E foi uma sessão delícia, com todos se manifestando durante os filmes, sendo que três deles mereceram comentários da platéia. A criançada se identifricou com o filme "O moleque" e destacou a reação do garoto negro que se vinga da chacota racista dos garotos brancos; Os adultos se detiveram mais no duelo entre o paraense e o turista de "Açai com jabá", mas a unanimidade foi o "Chama Verequete", que, acompanhado com a máxima atenção deixou um nó na garganta daqueles que o assistiram, Renata Lira até declarou.... "O 'Chama Verequete' me deu vontade de chorar...."


O cineclube é uma parceria da Irmandade dos Rosário com o Conselho de Associações das organizações dos moradores das comunidades Sta. Helena, Jardim Botânico, Samambaia, São José, Geraldo Palmeira, Nova Independência, Maria Pantoja, Nair Cabral e Fernando Correia. Conta com o apoio e parceria da rede [aparelho]-: que colabora com empréstimo de equipamentos de projeção, do Cineclube Nangetu/ Projeto Azuelar que fornece os filmes de seu acervo, da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE e Conselho Nacional de Cineclubes que, além do apoio institucional, contribuem com o debate ao final da sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário