A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sessão promove o cinema paraense.

Nós também podemos fazer cinema!? A pergunta reflexiva ecoou no meio da sessão especial apenas com produções paraenses, a resposta também saiu num grito anônimo - todos podem!
Tudo começou com as animações do Cassio Tavernard (e Rodrigo Aben-Athar), "Onda - a festa na pororoca" e "O rapto do peixe-boi",  dois filmes que jea haviam sido exibidos em sessões anteriores e que pela musialidade  e identidade regional garantem a empatia imediata com as crianças da comunidade.
O "Ajuê São Benedito", de Paulo Miranda, veio depois para arrematar o debate sobre a cultura religiosa, o catolicismo popular e os problemas regionais com trabalho escravo à partir da realidade da extração do látex nas seringueiras de Gurupá/PA.
Foi sessão lotada até o fim, e teve os comentários da  Ruth, que faz parte da equipe técnica do "Ajuê". Ela falou do projeto Filma Pará, desenvolvido pela Luxamazônia, e da participação da comunidade na construção das estórias do lugar e na equipe técnica dos filmes, e que esse envolvimento é a garantia do empenho que resulta no sucesso de cada produção - as pessoas se sentem parte do filme.
Já quase no final, mas ainda em tempo de saborear a merenda de cachorro quente e refrigerantes carinhosamente preparada por Da. Alzira do Rosário, chegou uma equipe de reportagem da TV Liberal para fazer uma matéria sobre a sessão, e entrevistou coordenadores do cineclube e a platéia, dando destaque para os depoimentos das crianças e dos idosos, que contaram experiências distintas com o cinema.... experiências que se confraternizam em sessões coletivas/comunitárias que se transformam em processos educativos.

O cineclube é uma parceria da Irmandade dos Rosário com o Conselho de Associações das organizações dos moradores das comunidades Sta. Helena, Jardim Botânico, Samambaia, São José, Geraldo Palmeira, Nova Independência, Maria Pantoja, Nair Cabral e Fernando Correia. Conta com o apoio e parceria da rede [aparelho]-: que colabora com empréstimo de equipamentos de projeção, do Cineclube Nangetu/ Projeto Azuelar que fornece os filmes de seu acervo, da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE e Conselho Nacional de Cineclubes que, além do apoio institucional, contribuem com o debate ao final da sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário