A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sessão do dia das criancas traz a diversidade para o debate com as crianças.

Cinema não é só diversão! Para celebrar o Dia das crianças, o conselho do cineclube preparou uma extensa programação que começou com a exibição de reportagens sobre as relações entre cidade e meio ambiente, e que falam da necessidade de arborização nas ruas para que no futuro o bairro se torne um lugar agradável de viver e transitar nas ruas. E como o futuro do bairro são as suas crianças, nada melhor que na seqüência dos vídeos educativos exibir o “A revolta das mangueiras” de de Roberto Eliasquevici e Marianne Kogut, e continuar o mesmo debate através de um filme da animação.
A sessão teve continuidade com filmes sobre a diversidade racial, com as estórias animadas: “Menina bonita do laço de fita” , estória de Ana Maria Machado e ilustração de Claudius; “Bruna e a galinha d'angola” de Gersilda de Almeida e ilustrações de Valéria Saraiva, com a valorização da identidade afro-brasileria em estorinhas para a primeria infância.
Causos de um caipira criador de galinhas que se disfarçam para não serem vendidas foi o assunto da animação “Disfarce Explosivo”, de Mário Galindo; e a história de um menino que faz de tudo em nome de seu sonho de cantar num programa radiofônico de auditório em “Goido lelé”, de Ceci Alves, mostrando a diversidade cultural brasileria.
As aventuras de três crianças em torno de um cachorro perdido resultam na construção de afeto entre crianças de distintas classes sociais em “Procura-se”, de Iberê Carvalho; enquanto “Garoto Barba”, de Christopher Faust, mostra em uma fábula onde um menino de 11 anos tem barab, que é legal ser diferente.
A sessão finalizou com “Eu não quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro, que mostra um adolescente deficiente visual que muda de vida totalmente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo que tem que lidar com os ciúmes de uma amiga, ele vive a inocência da descoberta do amor entre dois adolescentes gays.
Ao fim da sessão, a jovem Marcelle Rocha anunciou que havia feito um bolo para comemorar o dia das crianças, e dividiu as fatias junto com a pipoca que havia sido preparada pela Dona Rosa Gomes, enquanto todos comentavam o que lhes havia chamdo a atenção em cada filme.
 O cineclube é uma parceria da Irmandade dos Rosário com o Conselho de Associações das organizações dos moradores das comunidades Sta. Helena, Jardim Botânico, Samambaia, São José, Geraldo Palmeira, Nova Independência, Maria Pantoja, Nair Cabral e Fernando Correia. Conta com o apoio e parceria da rede [aparelho]-: que colabora com empréstimo de equipamentos de projeção, do Cineclube Nangetu/ Projeto Azuelar que fornece os filmes de seu acervo, da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE e Conselho Nacional de Cineclubes que, além do apoio institucional, contribuem com o debate ao final da sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário